Você está em > Noticia > Clipping > Conexão Itajubá | INCIT apoia nascimento de ideias empreendedoras

Clipping

Conexão Itajubá | INCIT apoia nascimento de ideias empreendedoras

28/12/2016

Maurício Bitencourt, gerente da incubadora e vice-presidente da Rede Mineira de Inovação, falou sobre o tema durante entrevista ao Conexão Itajubá.

Uma incubadora de empresas existe para que pesquisas empreendedoras e pessoas que estão à frente de negócios que queiram começar um empreendimento receberam o apoio necessário para o nascimento do seu negócio. Maurício Bitencourt, gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá e vice-presidente da Rede Mineira de Inovação, explica que essa fase de viabilidade de um empreendimento precisa acontecer em um ambiente adequado e a incubadora é um deles.

A proposta é avaliar a ideia antes de ela ser transformada, sedimentando ela através de um Plano de Negócios e então acompanhar o empreendedor nos seus primeiros passos. A incubadora é um espaço seguro para aprender e errar e a INCIT tem auxiliado diversos empreendedores nessa missão em Itajubá.

O povo brasileiro é um povo empreendedor, entretanto em geral ele empreende por necessidade, principalmente em momentos de crise. Por conta disso, muitas vezes o planejamento necessário não é feito e a ideia acaba morrendo, ou seja, o recurso investido acaba desperdiçado. O objetivo da incubação é fornecer um ambiente adequado para que um empreendimento comece e vingue.

Em Itajubá, especificamente, existem todas as condições para que essa rota de desenvolvimento aconteça. A cidade conta com instituições de ensino de excelência e várias pessoas envolvidas na geração de conhecimento e pesquisa. O que precisa agora são instrumentos como a INCIT e uma forma de reter esses talentos e conhecimento na forma de empresas de base tecnológica.

Uma forma de reter os talentos que foram criados são os parques tecnológicos ou arranjos produtivos. Com esse desenvolvimento da região se começa a gerar empregos e oportunidades de negócio.

A INCIT já graduou cerca de 40 empresas e gerou algo em torno de 400 empregos diretos. Em 2016 a incubadora conseguiu cumprir a sua missão e graduou 4 novas empresas, sendo que atualmente mantém 15 empresas incubadas.  Para 2017 a expectativa é voltar para dentro do campus da Universidade Federal de Itajubá e aumentar a sua capacidade de incubação para pelo menos 30 empresas.

 

Fonte: Conexão Itajubá/Panorama FM



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700