Você está em > Noticia > Clipping > UNIFEI - Startup HVEX é pioneira no mercado nacional de alta tensão

Clipping

UNIFEI - Startup HVEX é pioneira no mercado nacional de alta tensão

10/07/2017

Graduada da INCIT, ocupou um nicho que era dependente de empresas estrangeiras, atendendo concessionárias, distribuidoras e grandes indústrias do Brasil.

Integrantes da startup High Voltage Equipments (HVEX), uma das pioneiras no mercado nacional de tecnologias para alta e média tensões

 

A startup High Voltage Equipments (HVEX) é uma das pioneiras no mercado nacional de tecnologias para alta e média tensões desde sua criação, em 2011. A empresa, que passou por um período de incubação na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), ocupou um nicho que era dependente de empresas estrangeiras, atendendo concessionárias, distribuidoras e grandes indústrias do Brasil e de diversos países da América Latina e da África.

Segundo material de divulgação da agência Contexto, que presta assessoria em comunicação à HVEX, além do desenvolvimento de produtos, a startup tem forte atuação no mercado de pesquisa e desenvolvimento (P&D), principalmente para concessionárias de energia, e um dos grandes diferenciais da empresa é seu alto investimento em desenvolvimento tecnológico, que tem gerado equipamentos e serviços para avaliação de condições de isoladores, sistema de verificação de redes elétricas, medição de descargas parciais, avaliação acelerada da vida útil de equipamentos, câmaras climatizadoras e medição da qualidade da energia.

 A divulgação também informa que, em 2014, a startup deu uma guinada no seu crescimento com o desenvolvimento de um gerador de impulsos, que foi cofinanciado por um edital da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). O equipamento, que simula descargas elétricas caindo na rede de distribuição, pode avaliar o comportamento e a qualidade do sistema e de seus componentes.

 De acordo com a Contexto, a HVEX recebeu ainda apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por meio da aprovação de projetos em três editais do programa Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec) consecutivos, em 2013, 2014 e 2015. A empresa também foi aprovada pelo Inova Energia, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em que teve o projeto avaliado como um dos melhores da chamada pública. Entre 2012 e 2014, a startup também integrou o Programa de Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit).

 Atualmente, a empresa mantém um alto ritmo de crescimento, dobrando o faturamento a cada ano e com uma média de produção de seis a oito novos produtos por ano, sendo que o portfólio da HVEX já soma mais de 50 equipamentos diferentes. A equipe pretende ainda diversificar cada vez mais as linhas de produtos e expandir seu mercado, atuando também no monitoramento preventivo de equipamentos e grandes máquinas e desenvolvendo produtos de linhas de transmissão e distribuição.

 “Ambientes de incubação, como o da Incit, são fundamentais para as empresas nascentes por fornecerem um suporte de como operacionalizar seu negócio, além de oferecer uma rede de contatos. É um espaço de troca e de criatividade que permite o amadurecimento e crescimento do empreendedor e da startup”, contou o sócio da HVEX, Guilherme Martinez Figueiredo Ferraz, à agência Contexto.

Fonte: Unifei



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700