Você está em > Noticia > Clipping > Minas Gerais se destaca em eficiência na geração de startups

Clipping

Minas Gerais se destaca em eficiência na geração de startups

02/08/2018

O estado emplacou cinco cidades entre o TOP 20 de eficiência na geração de startups. O melhor índice do estado é de Itajubá, que abriga a INOVAi/INCIT.

A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e a Accenture realizaram um estudo com o objetivo de entender melhor o momento atual do ecossistema brasileiro de inovação e levantar ações para o seu desenvolvimento no futuro.

A Radiografia do Ecossistema de Startups Brasileiro contou com a participação de mais de mil empresas e foi dividida em três verticais: Perfil da Startup Brasileira; Oportunidades e perspectivas dos empreendedores; e Exemplos de iniciativas em outros ecossistemas.

O estudo aponta que 73% das startups participantes da pesquisa se encontram divididas em 10 comunidades. Minas Gerais teve o destaque, ao lado de Santa Catarina, com duas comunidades entre esse número. Por aqui foram citadas o San Pedro Valley (SPV), de BH, e a Colmeia, de Uberlândia.

Perfil das Startups Brasileiras

A pesquisa aponta que as equipes das startups são majoritariamente masculinas: 74% tem homens como maioria. Em apenas 15,66% há igualdade de gênero. Além disso, 63% das empresas têm até cinco pessoas e 49% são compostas apenas pelos sócios.

Outra curiosidade é o fato de 77% das startups focarem em clientes corporativos e 45% já terem participado de programas de aceleração ou incubação. Quase metade das startups participantes da pesquisa, 46%, tem até dois anos de constituição e mais de dois terços faturam anualmente abaixo de R$ 50 mil.

Minas Gerais em destaque

Segundo o estudo, Minas Gerais está no topo do índice de eficiência na geração de Startups, ficando atrás apenas de Santa Catarina. Além disso, o estado emplacou cinco cidades entre o TOP 20 de eficiência na geração de startups. O melhor índice do estado é de Itajubá, seguido por Uberlândia, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba. Para este índice foi utilizado o cálculo do PIB por estado/número de startups respondentes.

Além disso, Minas Gerais também aparece no TOP 10 de densidade de startups por estado. Minas ocupa a terceira posição, atrás de Santa Catarina, que lidera, e Distrito Federal. Para este índice foi utilizado o cálculo: Número de startups respondentes / número de habilidades por estado.

Visão dos Empreendedores

Na visão dos empreendedores, os temas de maior preocupação são Acesso a Capital e o Ambiente Regulatório. Na visão das comunidades mineiras, por outro lado, tais temas foram avaliados positivamente. Com relação ao “Acesso a capital”, o San Pedro Valley esteve entre as comunidades que mais avaliaram positivamente o ecossistema mineiro. Já sobre o “Ambiente Regulatório”, tanto o SPV quanto a Colmeia, se declararam satisfeitas.

O ecossistema mineiro também teve a maior avaliação com relação a “Apoio aos empreendedores” e “Talento”, ambos pelo SPV. Do lado negativo, a comunidade Colmeia surge entre as comunidades com menor satisfação entre os “Talentos” do ecossistema, e o SPV acredita que o “Mercado Consumidor” pode melhorar.


Fonte: SIMI



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700