Você está em > Noticia > Notícias > Parceria entre INOVAi, TIM e Ericsson lança Solução em NB-IoT em Itajubá

Notícias

Parceria entre INOVAi, TIM e Ericsson lança Solução em NB-IoT em Itajubá

19/11/2018

Pela parceria, a TIM ativou rede comercial de internet das coisas (NB-IoT) para criação e desenvolvimento de soluções voltadas às cidades inteligentes na rede 4G.

Autoridades, professores, empresários e gestores de startups e empresas de base tecnológica participaram do lançamento, em Itajubá, da tecnologia Narrowband Internet of Things (NB-IoT).  O evento, organizado pela INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo, foi realizado, em 9 de novembro, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá. 

O lançamento da solução NB-IoT foi possível graças a uma parceria entre a INOVAi, a TIM e a Ericsson do Brasil. A tecnologia Narrowband Internet of Things permite conexões com baixo consumo de energia de área ampla (LPWA), em que pequenas quantidades de dados são transmitidas a longas distâncias por meio de dispositivos móveis ou máquinas dedicadas. 

Pela parceria, a TIM ativou rede comercial de internet das coisas (NB-IoT) para a criação e desenvolvimento de soluções voltadas para as cidades inteligentes na rede 4G. Já a Ericsson disponibilizou aos alunos de graduação e mestrado da Unifei, juntamente com startups coordenadas pela INOVAi, a plataforma IoT Accelator para desenvolver soluções para os setores de Saúde, Indústria, Educação e Segurança.

Evento

Na abertura do evento, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, ressaltou a importância de os membros da INOVAi estarem mais uma vez presentes na universidade para o lançamento de uma tecnologia que “irá beneficiar todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá”. “Vivemos, neste momento singular de nossa cidade, uma onda de ações positivas que começou a acontecer desde a criação da INOVAi”, disse. 

“Essa é uma data histórica porque queremos transformar Itajubá em um polo de desenvolvimento da Internet das Coisas. Nós teremos grandes oportunidades pela frente porque a IoT está relacionada diretamente com a Indústria 4.0, que é a quarta revolução industrial”, explicou o presidente da Ericsson do Brasil, Eduardo Ricotta. 

Para o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, o lançamento da Solução NB-IoT é “algo muito significativo para a cidade e região”. “Demos um grande passo para o desenvolvimento das empresas aqui instaladas, de nossas universidades e de nosso município”, destacou.

 

Programação

Logo após a abertura oficial, o coordenador de Fomento, Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão da Unifei, Alessandro Augusto Nunes Campos, fez uma apresentação do “Plano Nacional de IoT”. Na sequência, o CTO da conta TIM – Ericsson, Leandro Nobre, traçou um breve panorama sobre “O potencial de IoT para negócios no Brasil”. 

Também foi feita a apresentação da “Solução NB-IoT para o País”, pelo gerente do Centro Tecnológico da TIM, Átila Leão Flores Xavier. Ele destacou que, para ser colocado em prática um projeto como esse, são necessários infraestrutura adequada, pesquisa e desenvolvimento. 

Além das palestras, a organização do evento promoveu o painel “Aplicações NBIoT no Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Itajubá”, mediado pelo diretor de Inovação da INOVAi, Carlos Vitor Rodrigues Conti, e que teve a participação dos seguintes empresários e empreendedores: Silas Galvão Cezar Fernandes (Dyncir), Pedro Andrade de Oliveira (Liteleds) e Alexandre Rennó (Verth), Matheus Lasmar Pereira (HVEX), Reinaldo Lima de Abreu (Smart M) e Higor Del Vecchio de Carvalho (Advantech).

 

Fonte: Agência Contexto



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700