Você está em > Noticia > Notícias > Projeto-piloto aposta em campanha de conscientização da população

Notícias

17/12/2018

A iniciativa é fruto do Projeto de Coleta Seletiva, que está sendo articulado há seis meses no município pelo Grupo ComCiência.

Ação de conscientização sobre coleta seletiva criou diálogos, sensibilizou e levou informação para moradores dos bairros Costa 1 e 2, em Itajubá, no mês de dezembro. A iniciativa é fruto do Projeto de Coleta Seletiva, que está sendo articulado há aproximadamente seis meses no município por um grupo de voluntários engajados com temas relacionados à sustentabilidade: Grupo ComCiência. 

O projeto contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Itajubá na ação, que através da Secretaria de Saúde, disponibilizou agentes para atuar nos bairros. Em novembro, os agentes de saúde participaram de uma capacitação feita pelo grupo ComCiência, instruindo os profissionais sobre questões relacionadas à coleta seletiva e sobre a maneira correta de realizar a separação do lixo. Já a etapa final da campanha consistiu na atuação dos agentes por meio de uma comunicação face a face com os moradores, esclarecendo dúvidas, distribuindo materiais informativos e enfatizando a importância da gestão dos resíduos domésticos. 

O grupo também estabeleceu diálogos com as cooperativas localizadas no município: Associação dos Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis (Acimar) e Associação dos Catadores Autônomos da Região de Itajubá (Acari). Além de conectar catadores e moradores para atuarem em sintonia na separação e na coleta, que ocorrerá todas as quartas-feiras pela Acimar, a cooperativa também iniciou a pesagem semanal do material coletado para monitoramento dos resultados da campanha. 

O catador de recicláveis Toninho explicou sobre a necessidade de conscientizar a população sobre a maneira correta de descarte: “Muitas vezes os resíduos que coletamos estão contaminados com outros rejeitos e não podem mais ser reciclados. Nós separamos muita coisa, mas o processo tem que começar com os próprios moradores”. 

O projeto-piloto também conta com o suporte da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), integrando um projeto de extensão da instituição e contando com a colaboração de um aluno bolsista e outros estudantes voluntários do grupo Engenheiros Sem Fronteiras, além do apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Itajubá (Intecoop) também é apoiadora do projeto. 

Segundo uma das integrantes do ComCiência, a sócia-proprietária da Xyza Comunicação Aleta Nunes, a ação teve um saldo bastante positivo: “Conseguimos informar aos que desconheciam sobre a necessidade da separação de seus resíduos, encorajar a continuarem àqueles que já o fazem, esclarecer dúvidas e apresentar para a população esse projeto que busca fazer com que Itajubá seja um exemplo de boas práticas em sustentabilidade”.    

Após o término desse piloto, o grupo espera replicar o projeto também para outros bairros de Itajubá. Para obter mais informações sobre grupo ComCiência e sobre o projeto acesse a página no Facebook: https://www.facebook.com/comcienciaitajuba/.

 

 

Fonte: Agência Contexto



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700