Você está em > Noticia > Notícias > Tecnologia da Verth, startup da INCIT, é usada em veículos e bikes da Prefeitura

Notícias

Tecnologia da Verth, startup da INCIT, é usada em veículos e bikes da Prefeitura

28/01/2019

O projeto-piloto, que terá duração de três meses, se dará por meio do convênio assinado entre a empresa, a Prefeitura de Itajubá e a INOVAi.

Acordo de Cooperação Técnica permitirá que a Prefeitura de Itajubá utilize a tecnologia da Verth Tecnologia e Serviços, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), em duas bicicletas da Guarda Municipal e cinco veículos que integram a frota do Poder Público. As bikes são elétricas e equipadas com rastreadores, como os demais veículos, o que permite o rastreamento em tempo real. 

O projeto-piloto, que terá duração de três meses, se dará por meio do convênio assinado entre a empresa, a Prefeitura e a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo – INOVAi em 3 de dezembro de 2019. O lançamento oficial do projeto, bem como a cessão das bicicletas à Guarda Municipal, aconteceu em 23 de janeiro, no saguão da Prefeitura Municipal. 

“Isso é apenas uma parte do nosso projeto, que envolve uma série de medidas e ações para introduzir o conceito de ‘cidade inteligente’ em Itajubá por meio da utilização da Internet das Coisas (IoT)”, explicou o sócio proprietário da Verth, Alexandre Rennó Siqueira. “Nosso objetivo é formatar, para o município, um plano de IoT para ser implementado, conforme a necessidade da Prefeitura” completou. 

Para ele, a INOVAi tem um papel fundamental dentro desse contrato porque, junto com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio (SMICT), fará todo o gerenciamento do processo. A Verth Tecnologia e Serviços entra com os equipamentos, os softwares e a manutenção dos links. 

Bicicletas Elétricas

Alexandre Rennó destacou que a utilização das bicicletas elétricas trará ganhos ao Município porque irá facilitar o trabalho dos guardas municipais, com a utilização de energia limpa. “O interessante é que essas bicicletas têm tecnologia assistida, motor de 350 watts, com seis marchas – ela auxilia o condutor em situações difíceis, como em subidas”, destacou. 

Outra vantagem é que as bicicletas, que são fabricadas pela empresa Moveyourlife, têm rastreadores conectados à central de monitoramento, o que permite acompanhar remotamente, inclusive por smartphone, a localização de cada uma delas. A central fica na sede da Verth nas dependências da INCIT, mas a Prefeitura pode fazer o acompanhamento pelo website da empresa. 

O evento de entrega das bicicletas contou com a presença do prefeito, Rodrigo Riêra; do vice-prefeito, Christian Gonçalves; do empresário Alexandre Rennó Siqueira; do secretário municipal de Defesa Social, Marcos Pereira de Paula; e do comandante da Guarda Municipal, Adilson José Souza Silva.

 

Fonte: Agência Contexto



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700