Você está em > Noticia > Notícias > Startup da INCIT desenvolve tecnologia para monitorar barragens

Notícias

08/02/2019

O protótipo da Solver Tecnologias, em desenvolvimento há um ano, está sendo testado em uma mineradora de grande porte em Minas Gerais.

A Solver Tecnologias, startup integrante do Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), trabalha no desenvolvimento de soluções integradas de monitoramento de estruturas, como barragens, hidrelétricas, minas, pilhas de estéreis, viadutos e taludes. O protótipo, em desenvolvimento há um ano, está sendo testado em uma mineradora de grande porte em Minas Gerais. 

“É um aparelho que fica posicionado em frente à estrutura a ser monitorada; numa barragem, ficaria em terreno inerte, fora da área de barramento”, explica o engenheiro civil Daniel Carlos Ribeiro Trautwein, sócio proprietário e CEO da Solver [foto]. “O aparelho faz a leitura de múltiplos pontos nessa estrutura. Com isso, é possível ter informações precisas sobre o estado de estabilidade e segurança da barragem, em tempo real, durante 24 horas por dia”, completa.

 Ele acredita que o uso dessa tecnologia teria previsto tragédias como as de Brumadinho e Mariana. “Caso fosse detectado qualquer tipo de problema, os sistemas de segurança teriam sido acionados e os alertas disparados para que ações preventivas fossem tomadas”, ressalta o engenheiro.

O que é o produto

O TrueLine, como é denominado o produto, é um sistema de monitoramento óptico aplicado à detecção de deformações e deslocamentos barragens, pilhas de estéreis, taludes e minas, entre outras aplicações. 

Como funciona

O TrueLine é composto por um equipamento instalado próximo à estrutura a ser monitorada, no qual sensores a laser fazem leituras dos deslocamentos espaciais de múltiplos pontos dessas estruturas, gerando, assim, um banco de dados de posições desses pontos monitorados. Os dados passam por um processamento em nuvem, onde é analisado o comportamento dessas estruturas, indicando eventuais anormalidades que estejam ocorrendo. Relatórios, dados, gráficos e valores instantâneos – entre outras informações úteis para a tomada de decisão do usuário – são dispostos em uma plataforma totalmente web, dando a liberdade de acesso ao usuário através de computadores ou smartphones. A Inteligência Artificial do software realiza a combinação de dados climáticos, data e hora e as leituras da posição dos alvos instalados na barragem, oferecendo interpretações reais quanto ao status de segurança estrutural.

Fonte: Agência Contexto



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700