Você está em > Noticia > Notícias > Evento lança Chamada Pública de Inovação em Eficiência Energética

Notícias

28/02/2019

Edital da Efficientia vai selecionar ideias e propostas para o desenvolvimento de projetos inovadores de conservação e uso racional de energia elétrica.

Empreendedores e gestores de startups de Itajubá participaram da apresentação do Edital de Chamada Pública de Inovação em Eficiência Energética – Efficientia Edital 001/2019. O objetivo do evento foi receber comentários e sugestões para o edital, que pretende selecionar ideias e propostas para o desenvolvimento de projetos inovadores de conservação e uso racional de energia elétrica nos mais diversos usos e para qualquer setor da economia. 

O encontro foi uma realização conjunta da INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo e a Efficientia, com apoio da Cemig e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 20 de fevereiro. 

Realizado no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Unifei, o evento foi aberto pelo reitor, Dagoberto Alves de Almeida. A INOVAi foi representante pelo diretor geral, Maurício de Pinho Bitencourt, e pelo diretor de Inovação, Carlos Conti. 

EDITAL

De acordo Ricardo Dimas, da Efficientia, a Cemig irá disponibilizar até R$ 5 milhões para a totalidade das propostas apresentadas. A Empresa será responsável por captar e garantir recurso financeiros para os projetos; elaborar a proposta de projeto-piloto; acompanhar/apoiar a execução dos projetos; e laborar acordo para a exploração comercial do produto. 

Os projetos poderão ser armazenamento e arranjos híbridos; monitoramento e controle do sistema elétrico; monitoramento e controle de usinas de geração; redução da intermitência; suprimento energético em horários críticos; melhora do desempenho de equipamentos, subsistemas de plantas industriais nas condições operacionais; e softwares e aplicativos para melhoria de hábitos de consumo; entre outros. 

A previsão é que o Edital 01/2019 seja publicado até 23 de março. Os interessados terão um mês para a apresentação das propostas. Mais detalhes sobre o edital em: www.efficientia.com.br 

EFFICIENTIA

A Efficientia é uma subsidiária integral da Cemig com 15 anos de experiência. A Cemig​ tem atuação destacada na área de eficiência energética desde 1966, sempre se aprimorando, nas ações de combate ao desperdício de energia ao lado dos seus clientes. Com a criação da Efficientia em 2002, a empresa intensificou sua atuação, implantando inúmeros projetos de eficiência e soluções energéticas para seus clientes, que passaram a contar com serviços de elevada qualidade nesta área.

Fonte: Agência Contexto



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700