Você está em > Noticia > Notícias > ABDI faz apresentação do edital Startup Indústria 4.0 na Unifei

Notícias

14/03/2019

O edital Startup Indústria 4.0 visa selecionar startups e indústrias, brasileiras e portuguesas, para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras.

Empreendedores e gestores da startups do ecossistema de inovação de Itajubá participaram do Roadshow Startup Indústria, um meetup presencial para apresentação e explicação do edital binacional da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). 

O edital Startup Indústria 4.0 visa selecionar startups e indústrias, brasileiras e portuguesas, para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras. As escolhidas receberão prêmio de R$ 80 mil. A apresentação foi feita pela analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Lanna Dioum, que também mostrou os resultados do primeiro ciclo do edital. 

O evento foi realizado, em 12 de março, no Centro de Empreendedorismo da Unifei (universidade Federal de Itajubá). A ABDI é uma agência com foco no investimento em inovação e na competitividade da indústria brasileira. Um desses programas é  o Conexão Startup Indústria. 

“Esse trabalho desenvolvido pela ABDI é uma realidade cada vez mais forte e presente em nosso país. Acredito que é uma grande oportunidade para alavancar startups e estabelecer conexões com a indústria”, disse o diretor geral da INOVAi (Associação Itajubá de Inovação e Empreendedorismo), Maurício de Pinho Bitencourt. 

Para Juliana Caminha Noronha, diretora de Empreendedorismo e Inovação da Unifei, a iniciativa da ABDI é muito importante como porta de entrada para as startups acessarem as indústrias. “Esse é um trabalho que tem a ver com a gente”, destacou. 

Edital 2019

De acordo com Lana Dioum, as ações do programa criam ambiente favorável para a disrupção, permitindo que as startups brasileiras desenvolvam soluções de manufatura, novos negócios, novos produtos, melhorias de processos e serviços, gerando alto impacto no contexto industrial. É uma forma potente de transformar a cultura de uma indústria tradicional por meio de novos processos e olhares sobre a produção. 

O prazo para o segundo ciclo do edital vai até 31 de março de 2019: o cadastro deve ser feito pelo site do programa. Serão selecionadas até 120 startups (12 de Portugal). Ao final do processo, a expectativa é ter 60 startups conectadas às 30 indústrias participantes (10% portuguesas). O edital binacional, lançado em novembro de 2018, prevê R$ 4,8 milhões em premiação para as startups que se conectarem a indústrias de ambos os países com soluções inovadoras e tecnologias 4.0.

Fonte: Agência Contexto



Rua Cel. Rennó 07 | Prédio Central da UNIFEI | Centro
Itajubá - MG    +55 35 3629-1700